Segundo o que se percebe no sistema educacional é uma grande evasão de professores isto significa que a insatisfação dos educadores tem aumentado inclusive a Revista: Carta na Escola, demonstra no texto comentado por Maria Izabel Azevedo Noronha presidenta da APEOESP, membro do Conselho Nacional de Educação, que os meios de educação estão colocando isto em pauta todos os dias através da mídia.
A educação é um caos quando se refere à remuneração, percebe-se que existe uma dilaceração no sistema educacional, a profissão professor deveria ser bem paga, pois, é ela que eleva todas as demais profissões.
Cadê o reconhecimento da categoria? Portanto, a não valorização ao mérito é um ponto determinante para a falta de professores. é bem mais cômodo fazer um trabalho monótimo do que ser um pluralista no conhecimento educacional, usando dinâmicas, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade complicando-se psicologicamente, possibilita um exagero no que condiz a falta de reconhecimento associável a uma satisfação pelo ofício que honra de preparar dezenas e centenas de pessoas para o mundo de outras profissões que serão bem mais sucedidas, remuneradas, e sobretudo honradas, do que a própria profissão professor, que não é só um formador mais um grande possibilitador das mudanças do seu País, em descaso.